A obter dados...
Ao longo dos últimos meses tem havido imensas queixas, um pouco por todo o lado, de "ruas muito sujas", "freguesias abandonadas", etc.
Essas queixas chegam, por vezes, de pessoas que têm por hábito despejar o seu lixo sem estar devidamente acondicionado num saco plástico apenas para poupar uns cêntimos, ou depositam os sacos do lixo no chão para não terem muito trabalho em abrir a tampa do contentor, esquecendo-se que os animais irão espalhar o lixo que por sua vez com o vento será espalhado pelas ruas.
Para não falar daqueles que substituem móveis e eletrodomésticos e ser bastante cómodo deixá-los junto ao contentor, dando uma bela imagem.
Isto são apenas pequenos exemplos que fazem muita diferença.
Neste sentido, apelamos ao bom senso de todos para que se juntem a esta ação de campanha do município, da qual transcrevemos, abaixo, o texto retirado do seu site.
"Nos últimos meses o abandono indiscriminado de resíduos volumosos na via pública, como móveis, eletrodomésticos, colchões, bem como de resíduos verdes, ramos, cortes de relva, plantas, entre outros, tem-se vindo a agravar, pondo em causa a imagem do território, bem como a saúde pública.
Esta ação constitui uma prática ilegal, punível com coima, nos termos da legislação em vigor e do Regulamento de Gestão de Resíduos Urbanos, Ambiente e Salubridade do Município da Figueira da Foz (RGRUAS).
Tendo em vista a sensibilização da população para a problemática, o Município está a promover uma campanha para o abandono de resíduos, designada «O abandono de resíduos é crime!» “[Vamos pôr um] Ponto Final”, através da qual relembra, as formas corretas e cómodas de acondicionar os resíduos, bem como divulga o serviço de Recolha de Monos e Verdes, disponível.
Através de uma simples chamada telefónica 233 436 576 pode agendar a recolha dos resíduos, ou em alternativa pode entregá-los diretamente nos Serviços de Higiene e Limpeza da Câmara Municipal (Estrada de Mira), nos dias úteis entre as 08h30 – 16h00.
É de extrema relevância que os munícipes estejam consciencializados para a necessidade de contribuírem para a manutenção do bom estado de limpeza do espaço público, um local partilhado, que exige de cada um o mesmo cuidado dedicado ao espaço privado.
Assim, o município solicita à população que utilize o serviço de Recolha de Monos e Verdes, em vez de os abandonar indiscriminadamente na via pública.
Só assim será possível manter os espaços públicos limpos e consequentemente contribuir para a higiene e salubridade do território, bem como para a saúde de todos quantos nele habitam ou o visitam."
Publicado por: Freguesia de São Pedro - Figueira da Foz
Publicado em: 17-09-2024