Eventos anuais

FESTAS RELIGIOSAS
São vários os eventos e festividades que se realizam ao longo do ano na Freguesia de São Pedro. Destacamos a animação de Verão, com espectáculos em vários locais da nossa terra. O Carnaval, mais ou menos rico, marca todos os anos a sua presença, o enterro do Entrudo “ou bacalhau” tem uma tradição muito antiga, sendo actualmente a sua promotora a popular e carismática Samuela. O Núcleo Jovem de São Pedro dirigido, superiormente, por Aldina Matias, promovem alegres espectáculos de entretenimento e culturais nas colectividades ou ao ar livre. 
 
Mas é indiscutível que a festa de São Pedro, em Honra do Padroeiro da Freguesia, é aquela que mais importância tem na vida da maioria dos Cova Galenses e um lugar de destaque no panorama festivo da Cidade da Figueira da Foz. A sua grandiosidade expressa no seu arraial, com os excelentes espectáculos musicais e outras actividades culturais são vectores de uma animação constante e responsáveis por grandes manifestações de alegria e convívio.
 
A sua natureza social faz estabelecer novas relações com aqueles que nesta altura do ano nos visitam, fortalecendo e partilhando ideias com familiares ou convidados, que nestes dias acolhemos na intimidade do nosso lar. Serve também como ponto de encontro dos amigos que já não víamos à imenso tempo e é responsável pelo regresso à sua terra natal de muitos dos nossos emigrantes.
 
A festa de São Pedro transmite-nos uma energia positiva, é promotora das nossas tradições e costumes, desenvolvendo os valores da simplicidade da amizade e da hospitalidade, características do povo da Cova Gala.
Fazendo jus à sua tradição secular, o ponto alto da festa continua a ser a famosa procissão de São Pedro, na tarde de Domingo, numa verdadeira exteriorização de fé dos pescadores, marcada pelo simbolismo do desfile das miniaturas de embarcações, que traduz as origens culturais deste povo, que desde de sempre esteve ligado ao mar. O seu percurso de cerca de três quilómetros por ruas engalanadas e apinhadas de gente, tem uma paragem no Largo da praia da Cova para bênção do mar e realização do célebre Sermão ao seu Padroeiro.
A procissão encerra com a cerimónia da entrega da Bandeira, forma peculiar de assumir publicamente a responsabilidade de organizar a festa no ano seguinte, é sempre um espectáculo pleno de emoção e autenticidade. 
 
MERCADOS
Mercado de São Pedro, diário (excepto 2ª feiras)
O novo Mercado de São Pedro veio trazer o que há muito se esperava, um mercado moderno, organizado e que fique no olho de quem o visita, principalmente pelas condições higiénicas da venda de peixe.
Além disso, através do espaço comercial contíguo ao salão do Mercado propriamente dito, veio permitir que algumas pessoas pudessem abrir o seu próprio negocio a preços mais acessíveis.
 
A mudança de local, obviamente nunca seria pacífica, pois quem estava habituado a ter o mercado à porta de casa, agora terá de se deslocar algumas centenas de metros. No entanto, a melhoria de condições supera tudo isso e com o bairro social como vizinho e com o desenvolvimento da mancha urbanística para sul, o Mercado acabará por ficar numa zona mais ou menos central.